terça-feira, 1 de novembro de 2016

Vamos fazer um "joguinho" hoje?

Opa, tudo bem?

Tem sido muito bacana falar deste mundo de criação de jogos. Depois que reiniciei meu blog, fui questionado por algumas pessoas sobre esse lance de "fazer joguinho" por aí.

Não é um bicho de sete cabeçar produzir um jogo, mas também não é algo que com 2 vídeo aulas do Youtube você estará apto a fazer um jogo muito bem desenvolvido. Eu não sou um grande desenvolvedor cheio de técnicas e "macetes", mas posso compartilhar alguma coisa desta experiência.

"Henrique, eu vi seu jogo no outro post (aqui), é bem amador!"

Sim, claro que é. E é apenas meu primeiro jogo. Não tenho tanto tempo para me dedicar à isso, quem me dera poder me dedicar integralmente à desenvolver jogos!

Se eu tenho vontade de desenvolver um grande jogo? Claro que eu tenho, mas, um passo de cada vez!

"Mas pra fazer um jogo profissional tem que estudar bastante, não?"

Acredito que para tudo nesta vida há que estudar bastante. Além disso, "profissional" tem por definição (uma delas, pelo menos) exercer atividade remunerada na sociedade. Cá entre nós, em outras palavras: ganhar dinheiro com jogos. Já viu aquele jogo Flappy Bird? Há quem diga que eles faturavam R$ 120.000,00 por dia!!! E um jogo com gráficos extremamente simples, mas que rendia uma boa - e põe boa nisso - grana. Quer mais do que isso?

"Mas eu não sei programar. Tem que saber programar, né?"

Só se você fizer questão. Eu gosto muito de usar a game engine Unity 3D, que exige que a pessoa programe em C# - o que é muito simples, fácil de aprender e você encontra facilmente no YouTube! O RPG Maker MV (o último que saiu) não precisa que você programe nada, mas se você quiser personalizar, você pode utilizar JavaScript.

Contudo, a game engine considerada hoje mais robusta do mercado não precisa que você saiba programar para utilizar, que é a Unreal4. Gosta de jogos 2D? Existe diversas engines que fazem só jogos assim, como a Construct2, que eu gosto também.

"Tudo bem, mas, por onde eu devo começar?"

Bom, se você quer começar, e diria que você pode procurar aprender coisas mais simples primeiro, vou listar algumas coisas (algumas coisas estão em inglês).

2D Game Art for Non-artistis - Criar artes 2D de forma bastante simples,
Aprenda Construct2 - Desenvolver um jogo bem simples de plataforma, em 2D,
Blender 3D Modeling - Básico de modelamento em 3D com o Blender,
Curso Online de C# - Série de vídeo aulas no Youtube de C#, e
Tutorial Unity - Uma vídeo aula de 1h40 ensinando a fazer um jogo em 2D na Unity3D.

Tem muita, muita coisa a aprender neste universo de criação de jogos, mas com o que citei acima já dá pra começar a fazer alguma coisa. Tem muito a ser explorado internet a dentro. Te recomendo a pesquisa.

Acredito que seja isso.
Um forte abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário